merry christmas

Feliz Natal!

Capa Notícias

QUAL O MELHOR CRITÉRIO PARA ESCOLHA DE UM FUTURO VENERÁVEL MESTRE?

Deve estar baseado na tríade, sabedoria, perseverança e humildade, acima de tudo. O Mestre Maçom deve além de ser um profundo conhecedor da ritualística e da liturgia, possuir qualidades de liderança, afeto e, sobretudo,  tolerância, compreensão e amor fraternal.

Em uma Loja maçônica não existem cargos maiores ou menores, pois para o nosso conhecimento devemos saber executar todos eles com ordem e perfeição. Todos os cargos são honoríficos e devem ser desempenhados com muito empenho, pois isto ajudará na egrégora da Loja. O bom desempenho da ritualística, colabora com andamento da sessão e contribui para gerar novas energias positivas. Está certo que alguns maçons, possuem mais aptidões para determinados cargos, mas estes também devem executar os demais cargos, mesmo que não se achem preparados, pois faz parte do seu aprendizado. Todo Irmão, deve gerir o seu cargo com respeito, celeridade e tolerância, pois um futuro Venerável Mestre, tem que, no mínimo, passar pelos cargos de Secretário, Orador, Vigilantes, Mestre de Cerimônia e Cobridor Interno, além de saber executar todos os demais.

A formação do próximo Venerável Mestre, é uma responsabilidade de todos os membros da Loja, pois em um futuro próximo, aquele candidato, poderá ser seu Irmão e quem sabe um dia seu Venerável Mestre.

Por este motivo, a A.’.R.’.L.’.S.’. Ordem e União, (rito york do gob) oriente de Goiânia, realiza sempre em suas sessões tempos de estudos, com o objetivo de formar Mestres Maçons capacitados, pois todos devem estar preparados para um dia serem Venerável Mestre, se assim os seus Irmãos solicitarem.

Secretaria Estadual de Gabinete