Capa Notícias

Projeto de Incentivo a Leitura – PIL / Grande Oriente do Brasil.

 

Olá meus irmãos
A Secretaria Geral de Educação e Cultura do Grande Oriente do Brasil apresenta a todos o *Programa de Incentivo à Leitura Maçônica. Segue a baixo o link o qual solicitamos a todos para acessar e preencher a pesquisa que é ponto inicial do Projeto. Segue também o projeto para conhecimento de todos.

*Projeto de Incentivo à Leitura maçônica no âmbito do Grande Oriente do Brasil (GOB) Secretaria de Educação e Cultura do GOB*

Objetivos

​- Estimular, no âmbito das Lojas Federadas, a leitura de livros com temas maçônicos e a produção de um trabalho no modelo de monografia simplificada, que concorrerá ao Prêmio GOB de incentivo à Leitura.
– Facilitar o acesso ao livro maçônico e aos diversos suportes à leitura por meio de bibliotecas das Lojas e dos Grandes Orientes Estaduais, Distrital e GOB Nacional, entre outros espaços de incentivo à leitura de obras maçônicas, de forma a ampliar os acervos físicos e digitais e as condições de acessibilidade.
– Valorizar a leitura de obras maçônicas nas Lojas Federadas ao GOB e o incremento de seu valor simbólico e institucional por meio da elaboração de um trabalho para concorrência do prêmio GOB Leitura.
– Fomentar a formação de Mestres Maçons mediadores de leitura e fortalecer ações de estímulo à leitura no âmbito das Lojas Federadas ao GOB, por meio da formação continuada em práticas de leitura para aprendizes, companheiros e mestres maçons.
– Fortalecer institucionalmente as bibliotecas de acervo maçônico, com qualificação de espaços, acervos, mobiliários, equipamentos, programação cultural, atividades pedagógicas, incentivo à leitura, capacitação de pessoas, digitalização de acervos, empréstimos digitais, entre outras ações.
–  Incentivar pesquisas, estudos e o estabelecimento de indicadores relativos ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas, com vistas a fomentar a produção de conhecimento.

–  Incentivar a criação e a implantação de planos, nos orientes estaduais e distrital, do livro e da leitura, em fortalecimento ao Projeto de Incentivo à Leitura no âmbito do Grande Oriente do Brasil (GOB).

Para consecução dos objetivos o Projeto de Incentivo à Leitura no âmbito do Grande Oriente do Brasil (GOB), seguirá as seguintes fases:

1ª Fase – Pesquisa
Realização de uma pesquisa, como método de abordagem, com a finalidade de identificar os hábitos de leitura dos irmãos e possibilitar um estudo planejado identificando, por meio de uma amostragem significativa, as melhores estratégias de incentivo à leitura e quais os principais temas de interesse dos maçons.
2ª Fase – Realizar parcerias com o objetivo de melhor colocar em prática as ações planejadas para a produção premiação de trabalhos maçônicos no modelo de monografia simplificada.
Parceria com a Academia Maçônica de Letras  Organizará uma comissão com a finalidade de selecionar os 15 melhores trabalhos e dentre esses 15 trabalhos sairão os 3 vencedores.
Elaborar o Regulamento com os prazos de início e conclusão dos trabalhos, critérios de avaliação e premiação.
Publicar os 3 melhores trabalhos.

Definir outras parcerias.

3ª Fase – Tabulação dos dados da pesquisa.
A pesquisa será realizada entre os dias 23 de setembro e 08 de novembro. Após análise dos dados serão definidos os temas de interesse dos trabalhos.

4ª Fase – Lançamento do Projeto
O Projeto de Incentivo à Leitura maçônica no âmbito do Grande Oriente do Brasil (GOB) será lançado no dia 23 de novembro, na cerimônia de encerramento do I Encontro de Mestres Maçons do Rito de York.

 

5ª Fase – Apresentação dos trabalhos e premiação
A apresentação e premiação dos trabalhos será realizada na semana de 23 de abril de 2020, definido pelo GOB como mês de incentivo à leitura.
“O Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado na data de 23 de abril, a qual registra o falecimento de escritores como Cervantes e Shakespeare. É uma comemoração importante, celebrada desde 1996, por decisão da UNESCO”.
Fraternalmente,
Leonardo Augusto Reis
Secretário Geral de Educação e Cultura