merry christmas

Feliz Natal!

Capa Notícias

Projeto de Incentivo a Leitura – PIL / Grande Oriente do Brasil.

 

Olá meus irmãos
A Secretaria Geral de Educação e Cultura do Grande Oriente do Brasil apresenta a todos o *Programa de Incentivo à Leitura Maçônica. Segue a baixo o link o qual solicitamos a todos para acessar e preencher a pesquisa que é ponto inicial do Projeto. Segue também o projeto para conhecimento de todos.

*Projeto de Incentivo à Leitura maçônica no âmbito do Grande Oriente do Brasil (GOB) Secretaria de Educação e Cultura do GOB*

Objetivos

​- Estimular, no âmbito das Lojas Federadas, a leitura de livros com temas maçônicos e a produção de um trabalho no modelo de monografia simplificada, que concorrerá ao Prêmio GOB de incentivo à Leitura.
– Facilitar o acesso ao livro maçônico e aos diversos suportes à leitura por meio de bibliotecas das Lojas e dos Grandes Orientes Estaduais, Distrital e GOB Nacional, entre outros espaços de incentivo à leitura de obras maçônicas, de forma a ampliar os acervos físicos e digitais e as condições de acessibilidade.
– Valorizar a leitura de obras maçônicas nas Lojas Federadas ao GOB e o incremento de seu valor simbólico e institucional por meio da elaboração de um trabalho para concorrência do prêmio GOB Leitura.
– Fomentar a formação de Mestres Maçons mediadores de leitura e fortalecer ações de estímulo à leitura no âmbito das Lojas Federadas ao GOB, por meio da formação continuada em práticas de leitura para aprendizes, companheiros e mestres maçons.
– Fortalecer institucionalmente as bibliotecas de acervo maçônico, com qualificação de espaços, acervos, mobiliários, equipamentos, programação cultural, atividades pedagógicas, incentivo à leitura, capacitação de pessoas, digitalização de acervos, empréstimos digitais, entre outras ações.
–  Incentivar pesquisas, estudos e o estabelecimento de indicadores relativos ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas, com vistas a fomentar a produção de conhecimento.

–  Incentivar a criação e a implantação de planos, nos orientes estaduais e distrital, do livro e da leitura, em fortalecimento ao Projeto de Incentivo à Leitura no âmbito do Grande Oriente do Brasil (GOB).

Para consecução dos objetivos o Projeto de Incentivo à Leitura no âmbito do Grande Oriente do Brasil (GOB), seguirá as seguintes fases:

1ª Fase – Pesquisa
Realização de uma pesquisa, como método de abordagem, com a finalidade de identificar os hábitos de leitura dos irmãos e possibilitar um estudo planejado identificando, por meio de uma amostragem significativa, as melhores estratégias de incentivo à leitura e quais os principais temas de interesse dos maçons.
2ª Fase – Realizar parcerias com o objetivo de melhor colocar em prática as ações planejadas para a produção premiação de trabalhos maçônicos no modelo de monografia simplificada.
Parceria com a Academia Maçônica de Letras  Organizará uma comissão com a finalidade de selecionar os 15 melhores trabalhos e dentre esses 15 trabalhos sairão os 3 vencedores.
Elaborar o Regulamento com os prazos de início e conclusão dos trabalhos, critérios de avaliação e premiação.
Publicar os 3 melhores trabalhos.

Definir outras parcerias.

3ª Fase – Tabulação dos dados da pesquisa.
A pesquisa será realizada entre os dias 23 de setembro e 08 de novembro. Após análise dos dados serão definidos os temas de interesse dos trabalhos.

4ª Fase – Lançamento do Projeto
O Projeto de Incentivo à Leitura maçônica no âmbito do Grande Oriente do Brasil (GOB) será lançado no dia 23 de novembro, na cerimônia de encerramento do I Encontro de Mestres Maçons do Rito de York.

 

5ª Fase – Apresentação dos trabalhos e premiação
A apresentação e premiação dos trabalhos será realizada na semana de 23 de abril de 2020, definido pelo GOB como mês de incentivo à leitura.
“O Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado na data de 23 de abril, a qual registra o falecimento de escritores como Cervantes e Shakespeare. É uma comemoração importante, celebrada desde 1996, por decisão da UNESCO”.
Fraternalmente,
Leonardo Augusto Reis
Secretário Geral de Educação e Cultura
AVISO
FÉRIAS MAÇÔNICAS
O Grande Oriente do Brasil – Goiás, “estará de férias maçônicas no período de 21 de dezembro de 2019 a 20 de janeiro de 2020, conforme preceitua a Constituição do Grande Oriente do Brasil no seu artigo 135.
Quanto às atividades administrativas do GOB GO, estas retornarão normalmente no dia 13 de janeiro de 2020.
 
Mauro Marcondes da Costa
Grão-Mestre Estadual